Os cães adoram andar juntos em matilha - isso dá-lhes segurança além de um sentido de companheirismo e camaradagem nas brincadeiras.
E se viverem na Natureza, isso ajuda-os a arranjar alimento quando caçam juntos ( como os seus antepassados lobos ).
As matilhas não precisam de ser muito grandes para que as tendências de grupo comecem a manifestar-se - podem ser formadas por apenas 2 ou 3 cães. Numa casa com mais de 1 cão, se um deles se afasta assustado do resto da matilha, é possível que tenha sido criado sozinho em cachorro e nunca tenha aprendido as técnicas de socialização necessárias para se dar com os outros cães. Mas com o tempo e com alguma paciência, qualquer cão consegue aprender e fazer renascer este instinto de matilha, falo por experiência própria, a minha Safira que foi a minha primeira pomerânia, além de se afastar dos outros, virava o focinho e nunca olhava nos olhos dos outros cães, mordia e era muito má com todos até mesmo com as crianças... Agora, até chora quando lhe damos festas, corre e brinca com todos os outros...
O instinto de matilha é apenas um dos muitos vínculos que o cão apresenta em relação ao seu antepassado lobo. De muitas formas podemos ver que o comportamento de um cão faz recordar o dos lobos.